O que é o atendimento psicológico domiciliar
A prática em atendimento domiciliar na área da saúde vem crescendo, nos setor público e privado, com argumentos que vão desde a relação custo-benefício até a busca da humanização do tratamento. O Atendimento psicológico domiciliar, conhecido como “home care”, vem ocupando um espaço importante como forma de atendimento a clientes que estejam impossibilitados de se transportarem ao consultório. Trata-se de uma prática atual, em que o paciente usufrui do convívio familiar e geralmente apresenta uma recuperação bastante satisfatória.
O atendimento domiciliar em Psicologia é uma modalidade de atuação ainda pouco conhecida. Ele pode ser definido como o atendimento que o profissional faz a pessoas que apresentem dificuldades ou impedimentos de locomoção, devido a patologias ou outros motivos que as impedem de se dirigir ao hospital ou ao consultório para receber tratamento. O pedido ou a indicação para o atendimento psicológico domiciliar pode ser feito pelo próprio paciente, por seus familiares, pelo médico ou pela equipe de saúde que o assiste. A partir da indicação e após a concordância do paciente, é combinado o dia/hora e a periodicidade do atendimento.
O acompanhamento de um psicólogo na residência do paciente é de suma importância, pois ele pode acompanhar a realidade do paciente, o que pode lhe atingir e lhe proteger, o paciente é sempre o mais beneficiado neste tipo de atendimento. De um lado, o trabalho do psicólogo inclui compreender e traduzir as representações do paciente sobre seu processo, de outro, o atendimento domiciliar permite maior contato com a realidade concreta do paciente, havendo a possibilidade de se observar características da dinâmica familiar.
Fonte:www.facebook.com/espacopsi
Nenhum comentário:
Postar um comentário