sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Cartilha dá dicas de como ouvir as crianças sobre os problemas do cotidiano

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação
A ONG Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip), do Rio de Janeiro, organizou uma cartilha com sugestões de metodologias para estimular as crianças a falarem sobre seu cotidiano. O livreto “Vamos ouvir as crianças?”pretende mostrar a educadores, pesquisadores e gestores públicos brasileiros como ouvir e aproveitar propostas de crianças para melhorar a vida nas cidades. A publicação é fruto das experiências de participação com crianças, desenvolvidas no projeto Criança Pequena em Foco ao longo do ano de 2012. O objetivo foi promover um espaço onde as crianças pudessem falar e trocar impressões sobre os lugares onde moram, os seus modos de vida, o que gostam de fazer, os espaços que frequentam, as dificuldades e os problemas que enfrentam em seu cotidiano. Para isso, foram realizadas oficinas reunindo, ao todo, cerca de 100 crianças, com idades entre 4 e 12 anos, frequentadoras de instituições comunitárias e moradoras das favelas Santa Marta, Babilônia e Chapéu-Mangueira, na zona sul da cidade do Rio de Janeiro.
FONTE: http://www.oficinadeimagens.org.br

Relatório sobre violência contra crianças e adolescentes no sistema de justiça é lançado

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação
A ONG International Council on Violence Against Children (INCO) elaborou um relatório sobre violência contra crianças e adolescentes no sistema de Justiça. De acordo com o estudo, esse tipo de violência está crescendo, tomando proporções epidêmicas e os governos têm falhado na proteção de crianças e adolescentes em conflito com a lei. No lançamento do relatório, dia 16 de outubro, participantes pontuaram a preocupação com iniciativas de redução da maioridade penal no mundo – processo que expõem crianças e adolescentes a um sistema ainda mais violento. O estudo dá continuidade ao relatório “Estudo Sobre Violência Contra a Criança”, publicado em 2006 pela ONU. A INCO é uma organização que atua para garantir que as recomendações desse relatório de 2006 sejam implementadas pelos estados membros da ONU.
FONTE: http://www.oficinadeimagens.org.br
Confira o relatório, em inglês.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Referências técnicas para atuação de Psicólogas (os) em Políticas Públicas sobre Álcool e outras Drogas


PARTICIPE DE MAIS ESTA CONSULTA PÚBLICA!
Psicólogas e psicólogos do Brasil, estamos convidando vocês a contribuírem com suas experiências e opiniões, para a formulação de princípios e orientações para a atuação Psicólogas(os) em em Políticas Públicas sobre Álcool e outras Drogas.
Para acolher suas contribuições, apresentamos aqui a versão preliminar do documento intitulado “Referências técnicas para atuação de Psicólogas (os) em em Políticas Públicas sobre Álcool e outras Drogas”, elaborado por um Grupo de especialistas reunidos pelo Conselho Federal de Psicologia - CFP.
Após cadastrar-se e confirmar sua participação no termo de aceitação, leia o documento na íntegra e faça suas considerações sobre ele no Formulário de Consulta Pública (ambos disponíveis após o cadastro).
As suas respostas serão reunidas com outras contribuições e servirão para aprimorar o documento, garantindo que sua versão final reflita os interesses dos(as) profissionais desta área, estabelecendo diretrizes técnicas e orientações pertinentes, coerentes com uma visão de Políticas Públicas e de prática profissional no campo das Políticas Públicas Relativas sobre Álcool e outras Drogas.

Brasília, 7 de outubro de 2013.
Fonte: 
http://crepop.pol.org.br/novo/1817_consulta-publica-do-documento-de-referencias-tecnicas-para-atuacao-de-psicologasos-nas-politicas-publicas-sobre-alcool-e-outras-drogas